Livro: Desvendando o Enigma do Centauro

Autor: Bjarke Rink
primeira edição de 2008
publicado por Equus Brasil

A versão em português está disponível em versão impressa e e-book: clique aqui.

GRD_385_horseshop-Livro-Desvendando-O-Enigma-do-CentauroEste livro de Bjarke Rink, já publicado em inglês e português, marca um novo tempo para o homem e o cavalo.

Como a união homem-cavalo transformou o mundo.

Esta obra imensamente informativa oferece ao leitor a primeira investigação em profundidade da parceria que mudou o curso da história e acelerou o desenvolvimento humano: a simbiose do homem com o cavalo.

Para que este assunto fosse abordado de maneira interdisciplinar, foi preciso a investigação de um escritor capaz de superar as imensas barreiras dogmáticas que cercam as questões fisiológicas, neurofisiológicas, psicológicas, e sobretudo culturais, do fenômeno equitação: Bjarke Rink, escritor e cavaleiro dinamarquês-brasileiro, está se notabilizando mundialmente neste segmento especializado de divulgação científica. A primeira edição em inglês deste livro, intitulado “The Centaur Legacy”, mereceu lançamento na Royal Geographical Society, em Londres, em 2005.

A pesquisa pioneira do autor funde a antiga arte da equitação com a ciência de vanguarda do século 21, levando o leitor para uma narração galopante desde a Ásia Central da pré-história, onde surgiu o Centauro, até os laboratórios que, hoje, estão ajudando a decolar o grande renascimento eqüestre em todo o mundo. Na opinião do autor este ser fabuloso não é lendário, mas apenas o modo dos antigos Gregos definirem figurativamente o ‘fenômeno equitação’ que não possuíam ciência para explicar.

Desvendando o Enigma do Centauro é uma leitura maravilhosa – espirituosa, profunda, bem-humorada e sem rodeios intelectuais como tantos outros tratados acadêmicos.

Parte I: O Catalisador da História defende uma tese inédita na antropologia e na história: se o cavalo tivesse sido extinto como o mamute, o mundo estaria no desenvolvimento tecnológico das cidades-estados da Idade Média. Isto é, não existiriam automóveis, aviões nem computadores.

Parte II: Em Busca do Centauro mostra que, com a domesticação do cavalo e a invenção da equitação o homem quebrou a barreira da velocidade biológica humana e conquistou o mundo num ritmo estonteante. Sem a aceleração das trocas culturais, provocada pela velocidade do cavalo, dificilmente as Américas teriam sido descobertas, e se Colombo tivesse empreendido a viagem transatlântica, o vasto interior norte-americano ainda estaria em fase de desbravamento.

Parte III: Odisséia na Ciência mostra que a neurofisiologia da equitação é possivelmente a mais complexa tecnologia já dominada pela mente humana.

A versão em inglês “The Centaur Legacy” está à venda nas livrarias virtuais Amazon.com e Barnesandnoble.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *